Governo anuncia construção de 112 mil casas para área rural e movimentos
Investimento é de R$ 11,6 bilhões e vai beneficiar mais de 440 mil pessoas
|O governo federal anunciou ontem (dia 11) que destinará R$ 11,6 bilhões para a construção de 112,5 mil moradias, no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) nas modalidades Rural e Entidades.
O total de unidades selecionadas, segundo o Planalto, supera em mais de 140% a meta inicial prevista pelo Ministério das Cidades.
O programa dará teto a 440 mil pessoas em áreas rurais e urbanas. Muitas delas localizadas em comunidades tradicionais como quilombolas e povos indígenas; e famílias organizadas pelos movimentos de luta por moradia.
O chamado MCMV Rural selecionou e habilitou para atuar no programa 2.105 de propostas de 1.137 de entidades organizadoras ligadas aos movimentos de luta por moradia, bem como organizações de representação de agricultores e trabalhadores rurais, além de entes públicos locais.
Já para o MCMV Entidades, foram 443 propostas de 206 entidades organizadoras.
Grupos mais vulneráveis
Os grupos mais vulneráveis, como mulheres chefes de família, famílias de áreas de risco, terão prioridades. O governo informa que o prazo de contratação das propostas selecionadas será de 180 dias, contados a partir da data de publicação da portaria, mas que poderá ser prorrogado pelo Ministério das Cidades.