Depois de cinco meses, preços da batata registram queda no atacado, diz Conab

Alface e cenoura também caem, enquanto cebola e tomate disparam

|
Depois de cinco meses, preços da batata registram queda no atacado, diz Conab
16deAbrilde2024ás12:12

Os preços da batata caíram depois de cinco meses nos principais mercados atacadistas do país. É o que mostra o 4º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) hoje (dia 16)

Em março, a média ponderada das cotações do tubérculo teve queda de 21,14%, em relação à registrada em fevereiro. A maior redução foi verificada na Central de Abastecimento (Ceasa) do Distrito Federal (- 61,81%), seguida da Ceasa Rio de Janeiro (-32,02%) e da Central de Pernambuco (- 22,81%).

Os menores preços da batata foram verificados devido a maior oferta do produto e ocorreram mesmo com a elevada pressão de demanda, impulsionada pelos pratos típicos da quaresma, em particular, a Semana Santa.

O boletim ainda mostra que esse movimento de queda continua nas primeiras semanas de abril.

Alface e cenoura também caem

Para a alface também foi verificada uma média ponderada negativa em relação à média de fevereiro (-14,11%), influenciada pelo comportamento do preço na Ceasa em São Paulo, onde os preços caíram 28,0%. Outra Central que apresentou redução no preço da alface foi a do Distrito Federal (- 60,0%).

A cenoura também ficou mais barata no último mês nos principais mercados atacadistas. Queda influenciada pela maior oferta da raiz nos entrepostos. Em março houve aumento na quantidade do produto no mercado de 8,3% em relação a fevereiro e 9,8% em relação a janeiro.