Indígenas protestam em Brasília por demarcação de terras
Eles também pedem garantia de direitos originários
|Conclusão dos processos de demarcação dos territórios tradicionais indígenas e que o Estado Brasileiro garanta os direitos constitucionais dos povos originários, como o por exemplo acesso à saúde e educação de qualidade.
Estas foram as demandas de indígenas e apoiadores que participaram, na manhã de hoje (dia 23), de uma caminhada pela área central de Brasília.
A marcha faz parte da programação do Acampamento Terra Livre (ATL) - mobilização que, anualmente, reúne milhares de participantes de centenas de etnias na capital federal e que começou, oficialmente, ontem (dia 22).
“Esta é uma marcha de luta, de resistência, para reivindicarmos ao governo brasileiro, ao Estado, aos Três Poderes [Executivo, Legislativo e Judiciário], que avance em nossos direitos. Principalmente em relação à demarcação das terras indígenas”, disse Kleber Karipuna, um dos coordenadores-executivos da Apib, durante a caminhada.
Manifestação
Os manifestantes, com faixas e cartazes, saíram do acampamento montado no Eixo Monumental, ao lado do Centro Ibero-Americano de Culturas (antigo Complexo Cultural da Funarte) por volta das 9h.