Lula assina demarcação de terras indígenas em Mato Grosso e na Bahia

Entidades indígenas esperavam mais e revelaram decepção com presidente

|
Lula assina demarcação de terras indígenas em Mato Grosso e na Bahia
19deAbrilde2024ás10:49

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que homologou as terras indígenas Aldeia Velha, na Bahia, e Cacique Fontoura, em Mato Grosso.

Apesar da demarcação de mais duas terras indígenas, a expectativa era que o presidente assinasse a homologação de mais quatro terras indígenas, incluindo algumas com longo histórico de disputa pela demarcação, como Morro dos Cavalos e Toldo Imbu, em Santa Catarina, Potiguara de Monte-Mor, na Paraíba, e Xukuru Kariri, em Alagoas.

Segundo Lula, o ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, tinha levado, na semana passada, seis terras indígenas para Lula homologar, porém não foi possível.

“Nós decidimos assinar só as duas. Eu sei que isso frustrou alguns companheiros e algumas companheiras, mas eu fiz isso para não mentir para vocês, porque temos um problema, e é melhor a gente tentar resolver o problema antes de assinar", disse Lula, na presença de dezenas de indígenas e entidades indigenistas.

Entre os problemas, de acordo com o presidente, nesses territórios está a ocupação por não indígenas. Lula admitiu ter atendido pedido de governadores, dois deles aliados do governo.

"Temos algumas terras ocupadas por fazendeiros, outras por gente comum, possivelmente tão pobres quanto nós. Tem umas que têm 800 pessoas que não são indígenas ocupando. Tem outras com mais gente. E tem alguns governadores que pediram mais tempo para saber como vamos tirar essas pessoas, porque não posso chegar com a polícia e ser violento com as pessoas que estão lá”, disse Lula.