Mapa anuncia medidas emergenciais para apoiar setor de leite no Rio Grande do Sul
Portaria da pasta flexibiliza regras para produtores no estado
|O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou medidas emergenciais para ajudar os produtores de leite do Rio Grande do Sul em meio a tragédia que já vitimou 107 pessoas.
A pasta publicou hoje (dia 9) uma portaria que autoriza os estabelecimentos de leite e derivados que possuem registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF), a tomarem medidas excepcionais durante o estado de calamidade no Rio Grande do Sul.
A iniciativa vai simplificar a coleta do produto no estado gaúcho e busca mitigar os impactos econômicos enfrentados pelo setor de laticínios, garantindo a manutenção do abastecimento para a população e evitando tanto a escassez quanto o aumento dos preços dos produtos lácteos.
Além disso, são estabelecidas regras sanitárias adaptadas à situação de crise, preservando a rastreabilidade e a inocuidade desses alimentos de origem láctea.
Quais são as medidas?
Uma das medidas emergenciais adotadas é permitir a coleta de leite e derivados diretamente das propriedades rurais nas cidades atingidas pela tragédia, sem a necessidade de cadastro prévio no Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal (SIGSIF) ou de realizar análises laboratoriais prévias dos produtos.