Startup se destaca no mercado de bioativadores com extrato de algas que aumenta em até 30% o enraizamento

Produto feito à base da alga Kappaphycus alvarezii já possui comprovação de resultados em diversas culturas, como soja, milho, cana-de-açúcar e melão e aguarda restultado de testes para mais cultivos

Startup se destaca no mercado de bioativadores com extrato de algas que aumenta em até 30% o enraizamento
17deMaiode2024ás17:41

A alga Kappaphycus alvarezii é amplamente utilizada e conhecida no mundo, principalmente para a criação de carragena, um espessante muito utilizado pela indústria alimentícia. Porém, há algum tempo, a planta tem sido utilizada também com outros objetivos, como é o caso do produto desenvolvido pela Algatec.

O extrato de algas com efeito de bioativação produzido e comercializado pela empresa surgiu de uma pesquisa conjunta dos sócios Lucas Welsh e Paulo Bogorni, ”essa alga é muito utilizada lá fora e com estudos, entendemos que no mercado interno existia uma demanda reprimida para o consumo porque não existiam empresas que fizessem o processamento do produto”, explica Welsh.

Alga Kappaphycus alvarezii plantada pela Algatec. Fonte: Algatec

Em 2022, 86% de todos os fertilizantes utilizados em solo nacional foram importados, segundo dados do Siacesp (Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas, no Estado de São Paulo). Esse valor se dá pela falta de produção interna de fertilizantes.

Sendo assim, o extrato de algas produzido pela Algatec ajudaria na redução do uso de fertilizantes, mas não por ser um substituto, e sim por melhorar a eficiência dessa classe de produtos. Os ativadores aumentam a fixação e a absorção de água e nutrientes pelas plantas e reduzem o desperdício e a quantidade de produto necessária durante a aplicação.