Raízen inaugura a maior planta do mundo de etanol de segunda geração em SP
Unidade tem capacidade de produção de 82 milhões de litros por ano e investimento de R$ 1,2 bi
|Maior produtora global de etanol da cana-de-açúcar, a Raízen inaugurou hoje sua segunda planta de etanol de segunda geração (E2G).
A unidade fica no Parque de Bioenergia Bonfim, em Guariba, interior de São Paulo. Com investimento de R$ 1,2 bilhão, a segunda planta de etanol celulósico da companhia é considerada a maior do mundo e tem capacidade estimada de produção de 82 milhões de litros de etanol por ano.
Além disso, já conta com 80% do volume já contratado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da inauguração.
A nova planta tem mais que o dobro da capacidade da primeira já em operação, na cidade de Piracicaba (SP), e aumentará a produção total da companhia para um volume de 112 milhões de litros por ano.
“Com uma pegada de carbono 80% menor que a gasolina comum brasileira e 30% menor que o Etanol de Primeira Geração (E1G), esta iniciativa representa uma inovação tecnológica significativa no setor de bioenergia, sendo um exemplo da economia circular rentável, destacando-se pela redução de desperdícios e impactos ambientais, uma vez que aumentamos em 50% a produção sem precisar de um hectare a mais de cana e não compete com a produção de alimentos”, comenta Ricardo Mussa, CEO da Raízen.