Amendoim importado do Paraguai com substância cancerígena é apreendido em SP
Carga foi identificada com teor de aflatoxina superior ao limite permitido para consumo humano
|Uma carga de amendoim orgânico importado do Paraguai foi apreendida por auditores fiscais em Marília (SP). Eles identificaram que o lote tinha índice de aflatoxina superior ao limite máximo permitido pela legislação brasileira para consumo humano. O caso aconteceu no início de maio, mas só foi divulgado na última sexta-feira (dia 24).
A unidade regional do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) acompanhou a devolução do amendoim para a origem. O Brasil não tem propriedades certificadas para produção de amendoim orgânico, por isso importa este tipo de produto, cujo principal exportador é o Paraguai.
A aflatoxina é um tipo de micotoxina produzida por fungos do gênero Asperigillus, que pode estar presente no amendoim, outros grãos oleaginosos e nozes. Se consumida por seres humanos e animais pode causar efeitos cancerígenos, segundo o Mapa.
Segundo o auditor Eduardo Gusmão, chefe da regional do Mapa em Marília, uma empresa da região vem importando amendoim orgânico do Paraguai desde 2017.