Rio Grande do Sul tem três mil apólices de seguro rural com sinistros após enchentes
Ministério da Agricultura monitora a atuação das seguradoras habilitadas no PSR no estado
|O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou hoje (dia 29) que monitora a atuação das seguradoras habilitadas no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) após as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul.
Segundo o Mapa, do total de 16 mil apólices comercializadas para as principais culturas de verão (arroz, milho e soja), cerca de 3 mil estão com aviso de sinistro até o momento. Não foram informados os valores das apólices e dos bens segurados.
“Nossa preocupação, neste momento, é que o produtor que contratou o seguro seja atendido da melhor maneira possível", disse o diretor Gestão de Riscos do Mapa, Jônatas Pulquério. Para ele, o acompanhamento é importante para se ter um panorama das consequências nas lavouras seguradas.
De acordo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg), as seguradoras que operam no ramo de seguro rural vêm adotando procedimentos emergenciais e reforçando sua estrutura de atendimento regional para oferecer adequada assistência aos segurados no Rio Grande do Sul.
A Fenseg ressaltou que a situação real não está completamente definida, pois muitos segurados, até este momento, não comunicaram a ocorrência dos sinistros.