Governo Federal compra mais de 260 mil toneladas de arroz para estoques públicos

Leilão foi realizado pela Conab e volume corresponde a mais de 87% do previsto no edital. Produto será vendido ao consumidor pelo preço tabelado de R$ 4 por quilo

|
Governo Federal compra mais de 260 mil toneladas de arroz para estoques públicos
07deJunhode2024ás08:34

O Governo Federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), realizou ontem (dia 6) o primeiro leilão para a compra de arroz beneficiado importado, em formato eletrônico, na modalidade “viva-voz”.

No total, foram adquiridas 263.370 mil toneladas para abastecer os estoques públicos e serão destinados pouco mais de R$ 1,3 bilhão. O volume representa mais de 87% do previsto no pregão.

A iniciativa tem foco no enfrentamento das consequências sociais e econômicas decorrentes de eventos climáticos extremos no estado do Rio Grande do Sul, responsável por cerca de 68% do arroz produzido no Brasil. O objetivo é regular o abastecimento do produto e a estabilidade nos preços.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou que a importação do produto visa evitar alta dos preços nas gôndolas dos supermercados e que o arroz importado não irá concorrer com os agricultores brasileiros.

“A compra é para evitar qualquer especulação no preço do arroz, diante das dificuldades enfrentadas pelos produtores gaúchos. Esta é primeira etapa, estamos fazendo com cautela para garantir a estabilidade nos preços em todo o país, sem prejudicar qualquer produtor”, destacou Fávaro.