O que já se sabe sobre o Plano Safra 2024/2025?

Dificuldade fiscal pode frustrar expectativa do agronegócio, apesar de novo recorde de recursos e redução de juros

O que já se sabe sobre o Plano Safra 2024/2025?
21deJunhode2024ás12:49

A poucos dias do anúncio confirmado pelo Governo Federal para a próxima semana, o Plano Safra 2024/2025 motiva grande expectativa e, antes mesmo de ser revelado, apreensão nos bastidores.

O Plano Safra é um conjunto de políticas e incentivos do governo brasileiro destinados a apoiar toda a cadeia do agronegócio, garantindo recursos para o calendário de safra anual.

O instrumento envolve financiamento, crédito e outros tipos de apoio para custeio, infraestrutura, seguro rural e comercialização, além de direcionar decisões de gestores seja nas fazendas, na agroindústria ou nos segmentos de serviços do setor agropecuário.

Em boa medida, o estímulo governamental influencia o ritmo da produção agropecuária, bem como de todas as cadeias diretamente relacionadas como insumos, maquinários, infraestrutura e até mesmo no preço dos alimentos e capacidade exportadora do país.

Na última quarta-feira, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, confirmou que o anúncio oficial está previsto para os dias 25 e 26 em Rondonópolis (MT).

O lançamento será feito em duas etapas, para agricultura empresarial e agricultura familiar, e contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Volume de recursos

O primeiro indicador da “robustez” do Plano Safra é, justamente, o valor total de recursos disponibilizados pelo Governo.

A expectativa de entidades e players do agro para o Plano Safra 2024/2025 ascende aos R$ 570 bilhões. A cifra foi apresentada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no final de abril.

O Plano Safra 2023/2024, por exemplo, somou R$ 441,92 bilhões em recursos, com aumento de 29,6% em relação ao ano anterior (2022-2023), e foi o maior da história.