Estados Unidos aprovam lei para proibir drones de marcas chinesas no país

Texto aprovado na Câmara visa impedir empresas como DJI e XAG a comercializar ou operar equipamentos no país

Estados Unidos aprovam lei para proibir drones de marcas chinesas no país
24deJunhode2024ás16:34

Depois de proibir a compra de drones chineses por órgãos do Governo Federal, os Estados Unidos aprovaram, no dia 14 de junho, uma nova lei que veda drones de marcas chinesas, como a DJI, no mercado do país.

Apresentada por deputados conservadores como Ato de Combate aos Drones do Partido Comunista Chinês (Countering CCP Drones Act), a lei pode transformar o panorama das operações de drones agrícolas e em geral nos Estados Unidos e já foi aprovada pela Câmara.

Segundo estimativas, drones da DJI representam 58% do mercado comercial de drones nos EUA. No caso do agro, por exemplo, entre 4 mil e 5 mil drones da marca foram importados da China para os EUA com fins de pulverização agrícola.

Estima-se que até 99% dos drones no país sejam chineses, em grande parte fabricados pela DJI e XAG.

Apenas como contexto, no Brasil, a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) liberou três novos modelos de drones chineses da marca DJI para pulverização agrícola no início deste ano.

Agora, a lei vai à análise no Comitê de Serviços Armados do Senado (SASC) do Senado, antes de passar por sanção do Presidente dos EUA, Joe Biden.