Tereos aposta em candidato a maior drone agrícola do mundo para ganhar eficiência
Harpia P-71 é “tão grande quanto a agricultura brasileira precisa”
Grandes áreas precisam de soluções escaláveis. Por isso a startup Psyche Aerospace apresentou, em março deste ano, o candidato brasileiro a maior drone VTOL agrícola do mundo.
Como resultado de seis meses de desenvolvimento, o Harpia P-71 visa “voos mais altos” não só para si, mas para a pulverização agrícola como atividade.
A proposta já convenceu um dos maiores produtores de cana-de-açúcar com atuação no Brasil: o Grupo Tereos, que cultiva 170 mil hectares.
Nesse caso, o tamanho faz a diferença. Segundo a Psyche Aerospace, o Harpia P-71 pode atingir peso máximo de decolagem de até 720 kg, distribuídos em 160 kg de aeronave, 200 kg de combustível e até 400 kg de calda.
Isso é possível porque o equipamento possui quatro rotores com capacidade para voar até 180 kg cada, a uma velocidade operacional de 85 km/h e velocidade de cruzeiro de 160 km/h.
A recomendação é que o Harpia P-71 opere em alturas entre 4 e 6 metros durante a pulverização e navegue entre 80 e 100 metros para autonomia de voo de até 10 horas.
A Psyche Aerospace opera o equipamento SaaS (solução como serviço) com preço de R$ 20 por hectare por cada aplicação. Atualmente, negociam a cobertura de 2 milhões de hectares com outros grupos agrícolas do Brasil.
Líder em bioenergia