Novo padrão global para algodão é aprovado apesar de polêmica

Medida também visa adaptar-se às transformações contínuas na tecnologia

|
Novo padrão global para algodão é aprovado apesar de polêmica
28deJunhode2024ás14:45

Durante a 30ª Conferência Universal de Padrões realizada pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), que acabou ontem (dia 27) em Memphis, Tennessee foram aprovadas mudanças significativas na classificação do algodão.

A principal delas foi, apesar de polêmica, a adoção da tabela de HVI (High Volume Instrument) do USDA como padrão universal para identificar a qualidade da pluma, refletindo uma modernização necessária devido às dificuldades crescentes na montagem das caixas padrão, que têm referência de 1986 e se deterioraram com o tempo.

A mudança visa não apenas padronizar os métodos de avaliação do algodão globalmente, mas também adaptar-se às transformações contínuas na tecnologia e nas práticas agrícolas ao redor do mundo.

Baseado nessas caixas atualizadas aprovadas na conferência, os laboratórios que as adquiriram receberão novas embalagens baseadas no novo padrão estabelecido. Geralmente, elas têm uma validade de um ano.

Por que houve polêmica?

Adoção da tabela do USDA para a classificação do algodão, porém, gerou polêmica durante o Congresso. Isto porque, desde 2000, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos não realiza mais a classificação visual da pluma, exceto para contaminantes; agora, todo o processo é realizado utilizando essa tabela, deixando de lado as caixas de referência.