Quais elementos tornam o café torrado impróprio para consumo?

Novo padrão de qualidade vale a partir deste mês

|
Quais elementos tornam o café torrado impróprio para consumo?
05deJulhode2024ás14:10

Apesar de ocupar a posição de maior produtor mundial de café, até maio de 2022, o Brasil ainda não contava com um ferramenta legal para controle oficial da qualidade do café torrado.

Assim, os consumidores tinham de se basear na qualidade expressa na embalagem ou mesmo na fidelidade a uma marca específica.

Por meio da Portaria nº 570, foi estabelecido um padrão oficial de classificação do produto, com requisitos de identidade e qualidade, amostragem, modo de apresentação e marcação ou rotulagem.

A normativa, que entrou em vigor em janeiro de 2023, definiu como café torrado o produto submetido a tratamento térmico adequado até atingir o ponto de torra desejado, podendo se apresentar em grãos ou moído.

A responsabilidade pela venda do produto adulterado passou a ser compartilhada entre os produtores de café e o varejo – até então, não havia um dispositivo de corresponsabilidade.

A expectativa é que, na prática, a medida passasse a coibir a venda de produtos irregulares, além de elevar o padrão de qualidade do café.