Ministro volta a cogitar novo leilão de arroz: “edital está pronto”

Paulo Teixeira revelou estar em contato com produtores para monitorar o preço do alimento

Ministro volta a cogitar novo leilão de arroz: “edital está pronto”
10deJulhode2024ás16:00

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira afirmou hoje (dia 10) que a possibilidade de um novo leilão para compra pública de arroz importado segue na pauta do governo. Na semana passada, o governo tinha cancelado a possibilidade após se reunir com representantes da indústria e produtores de arroz.

Segundo ele, se o preço não cair, um novo leilão será feito. Teixeira afirmou que um grupo formado por integrantes do Ministério da Fazenda, Ministério da Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e a Conab está em contato com produtores para monitorar o preço do alimento.

“O edital para compra de arroz está pronto. Os produtores de arroz nos procuraram e disseram: ‘Diga para a gente aonde o preço estiver alto que a gente abastecerá’. E esta semana nós vamos dizer a eles: ‘Olha como está o preço nas capitais do Nordeste’. Porque aumentou em 16% em Fortaleza. Vamos dizer a eles que então coloquem esse produto para diminuir o preço do arroz", diz o ministro.

"Se o preço do arroz chegar num patamar adequado, esse leilão é desnecessário. Caso não chegue no patamar adequado, e nós estamos fazendo um monitoramento semanal, acho que o único meio que nos resta é comprar e, com isso, ter instrumentos para garantir um preço de arroz mais adequado ao bolso do povo brasileiro."

O leilão para compra de arroz importado foi anulado pelo Governo Federal no mês passado devido a questionamentos sobre as capacidades técnicas e financeiras por parte das empresas vencedoras. No total, mais de R$ 7 bilhões foram liberados pelo governo para a compra de até 1 milhão de toneladas de arroz.