PIB do agro recua 2,2% no primeiro trimestre, aponta Cepea

Resultado foi influenciado pelos menores preços e pela queda na produção de importantes produtos

|
PIB do agro recua 2,2% no primeiro trimestre, aponta Cepea
11deJulhode2024ás16:57

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro do agronegócio brasileiro teve uma queda de 2,2% no primeiro trimestre de 2024. Os dados foram divulgados hoje (dia 11) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Com base nesse desempenho, o PIB do agronegócio brasileiro foi de R$ 2,45 trilhões em 2024, sendo 1,65 trilhão no ramo agrícola e 801 bilhões no ramo pecuário (a preços do primeiro trimestre de 2024).

Portanto, considerando esses resultados e o comportamento do PIB brasileiro no período, estima-se que a participação do setor economia fique próxima de 21,5% em 2024, abaixo dos 24,0% registrados em 2023, explica o Cepea em nota.

Segundo pesquisadores do Cepea/CNA, esse resultado do agronegócio foi influenciado sobretudo pelos menores preços agropecuários, mas também pela queda na produção de importantes produtos do setor, especialmente na agricultura dentro da porteira.

O ramo pecuário, contudo, amenizou o resultado negativo, tendo em vista os desempenhos positivos dos segmentos agroindustrial e agrosserviços. Assim, pela perspectiva dos ramos do agronegócio, enquanto o agrícola caiu 3,83%, o pecuário avançou 1,68%.