Com nova tecnologia, produtores do PR apostam no abacaxi orgânico

Eles implantaram a técnica do mulching e conseguiram diminuir o tempo de desenvolvimento dos frutos

|
Com nova tecnologia, produtores do PR apostam no abacaxi orgânico
16deJulhode2024ás16:16

O cultivo de abacaxi ganhou vez no Paraná. Mais precisamente na região de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro.

Há dez anos, a fruta começou a ser produzida quando os profissionais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) incentivaram o plantio da fruta como alternativa para diversificar a produção dos agricultores familiares.

Atualmente, 120 agricultores mantêm cultivos de abacaxi e abastecem o mercado regional, além de vender para alguns compradores de São Paulo.

Recentemente, um grupo de fruticultores passou a apostar no cultivo orgânico. Com a orientação do IDR-Paraná eles implantaram a tecnologia do mulching, plantio em canteiros cobertos com plástico.

Com isso, conseguiram diminuir o tempo de desenvolvimento dos frutos. O clima e o solo da região também colaboram para que os abacaxis tenham um alto teor de açúcar, despertando o interesse do mercado consumidor.

O produtor de Cambará, Fábio Roberto Dariva, fez o primeiro plantio em sua propriedade em 2016, quando não se produzia abacaxi no município. Até então a fruta consumida vinha de fora, mesmo tendo pouca qualidade.

“Aqui a gente aprimorou a produção. O abacaxi tem mais sabor. É colhido no tempo certo”, contou o produtor.

No ano passado ele plantou dois hectares com abacaxi e colheu 35 mil frutos. A produção foi vendida para supermercados e pontos comerciais da região, além de atender algumas indústrias de polpa.

 

Já na propriedade de Amanda Panich, em Jacarezinho (Norte Pioneiro), a pecuária de corte e a produção de bezerros são o principal negócio. Mas há um ano e meio ela conheceu o cultivo orgânico de abacaxi, durante uma palestra promovida pelo IDR-Paraná.

A produtora decidiu então arriscar na fruticultura e plantou 7 mil pés de abacaxi, em uma área de 3.200 metros quadrados. Amanda já colheu três mil frutos e aguarda nova produção. Ela acredita que deve colher um total de seis mil frutos.