Helicópteros lançam 5 milhões de sementes no Vale do Taquari: veja o motivo

Governo federal anunciou hoje R$ 1,28 bi para ações de apoio ao Rio Grande do Sul

|
Helicópteros lançam 5 milhões de sementes no Vale do Taquari: veja o motivo
18deJulhode2024ás10:50

Uma ação conjunta entre o governo do Rio Grande do Sul, Exército Brasileiro e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) lançou cerca de cinco milhões de sementes no Vale do Taquari, região afetada constantemente pelas enchentes.

A medida tem o objetivo de devolver a cobertura de vegetação nativa a áreas que sofreram deslizamentos de terra na região. A iniciativa também contou com a colaboração de estudantes de escolas públicas da região.

O lançamento das sementes foi feito via área com o intuito de abranger a maior área possível em locais de difícil acesso. De helicópteros do Exército e da Polícia Rodoviária Federal centenas de mixes de sementes produzidos pelos alunos e embalados em papel de germinação, que cria condições favoráveis para a germinação das sementes, foram lançados em áreas afetadas.

Entre 29 de abril e 30 de maio, o Estado registrou 4.374 alertas de deslizamentos de todos os portes, em 146 municípios.

Incluir as crianças nessa ação envolveu uma capacitação de dois dias para estudantes de escolas das redes pública municipal e estadual, promovida pelas equipes da Assessoria de Educação para a Sustentabilidade e da Divisão de Flora da Sema e pelo Ibama.  

Marina Althaus, de 13 anos, foi uma das alunas que participou da oficina de mix de sementes. “Nós aprendemos algumas coisas, como espécies de árvores e sementes. Eu achei bem importante essa missão, porque a gente viu os deslizamentos que atingiram a nossa comunidade”, contou.