Rio Grande do Sul intensifica plano de ação para conter Doença de Newcastle

Foram estabelecidas oito barreiras sanitárias no estado

|
Rio Grande do Sul intensifica plano de ação para conter Doença de Newcastle
23deJulhode2024ás11:03

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi) iniciou, neste fim de semana, o trabalho das barreiras sanitárias para conter o foco da doença de Newcastle, confirmado em uma granja comercial de Anta Gorda.

Foram estabelecidas oito barreiras sanitárias, cinco no raio de três quilômetros do foco e três na área de vigilância, a dez quilômetros do foco.

“Os fiscais estaduais agropecuários e técnicos agrícolas, com apoio da Brigada Militar, estão fazendo a desinfecção de veículos e controlando a movimentação de animais, camas aviárias, esterco e demais produtos que possam carregar o vírus causador da doença”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Rosane Collares.

Ontem (dia 21), a Seapi esteve em reunião com prefeitos dos municípios de Anta Gorda, Putinga, Ilópolis, Relvado e Doutor Ricardo, que estão incluídos no raio de dez quilômetros a partir do foco.

"É importante alinhar as informações com todos os entes municipais: explicar exatamente o que é um foco de Newcastle, as medidas a serem tomadas, como vamos trabalhar na região e quais são os impactos locais", detalhou a diretora.