Doença de Newcastle: relatório é atualizado e mostra que não há mais surto no Brasil
Mesmo assim, as medidas de vigilância continuarão no entorno da propriedade de Anta Gorda (RS)
|Após confirmar um foco da doença de Newcastle (DNC) em estabelecimento de avicultura comercial de corte, localizado no município de Anta Gorda, no Rio Grande do Sul , o Brasil deu mais um passo para reabrir totalmente o mercado para retomar o fluxo de exportação de carne de aves e derivados.
Isto porque o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) comunicou a Organização Mundial para a Saúde Animal (OMSA ou WOAH, na sigla em inglês) que o foco havia sido encerrado na quinta-feira (25).
Com isso, o documento registrado na entidade internacional foi atualizado hoje (dia 26) e mostra que não há mais o surto do vírus em curso no país. Com a medida, o governo brasileiro aguarda a retirada da suspensão, por parte dos países importadores, para retomada total das exportações de carnes de aves e seus produtos.
O relatório de acompanhamento do caso enviado pelo Brasil e divulgado no site da OMSA diz que “a investigação epidemiológica conduzida pelos Serviços Veterinários Oficiais nas áreas perifocais e de vigilância não identificou animais apresentando sinais clínicos compatíveis com a doença de Newcastle".