Goiás identifica dois casos de greening e intensifica ações de controle da doença
Focos foram encontrados em dois pomares nos municípios de Campo Limpo de Goiás e Quirinópolis
|O estado de Goiás registrou em julho dois focos de greening, praga que atinge plantações de laranja e de outros cítricos. Segundo a Defesa Agropecuária de Goiás (Agrodefesa), os casos foram identificados em dois pomares nos municípios de Campo Limpo de Goiás e Quirinópolis
O órgão suspeita que a contaminação tenha se dado a partir da compra de mudas não certificadas contaminadas com a doença bacteriana cujo vetor é o inseto psilídeo.
A partir da confirmação da existência dos focos em Goiás, a Agrodefesa iniciou uma série de medidas de controle da doença no Estado.
Na semana passada, fiscais estaduais agropecuários realizaram visita técnica com o objetivo de conhecer os sintomas da doença e de realizar levantamento de abrangência do foco da praga.
Em Campo Limpo de Goiás, o foco foi encontrado em algumas plantas de uma pequena propriedade comercial de cerca de seis hectares, produtora de tangerina (Citrus reticulata Blanco) da cultivar Ponkan.
“Desde que o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-GO) do Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou a presença da doença nas amostras coletadas pela Agrodefesa, em Campo Limpo de Goiás e Quirinópolis, nosso quadro técnico passou a se debruçar para inspeção e averiguação do foco, incluindo a coleta dos psilídeos, que são os insetos vetores, em pomares próximos para diagnóstico, se estão contaminados pela bactéria do HLB”, explica a gerente de Sanidade Vegetal, Daniela Rézio.