Qual seria o impacto de uma guerra total no Oriente Médio para o agro brasileiro?

Além de prejudicar exportações para a região, custos de produção poderiam disparar no Brasil

|
Qual seria o impacto de uma guerra total no Oriente Médio para o agro brasileiro?
01deAgostode2024ás10:21

A escalada dos conflitos no Oriente Médio disparou a possibilidade de uma guerra total entre Israel, Irã e seus respectivos aliados com consequências globais e até mesmo para o agronegócio brasileiro.

As últimas duas semanas foram marcadas por eventos significativos, principalmente envolvendo ataques diretos entre os dois países.

Os mais recentes foram os assassinatos do chefe da ala militar do Hamas, Mohammed Deif, e do líder político do grupo, Ismail Haniyeh.

Após reconhecimento da autoria por parte do Estado de Israel, o líder supremo do Irã, Ayatollah Ali Khamenei, afirmou que vingar a morte de Haniyeh é um "dever de Teerã" e que Israel criou condições para uma "punição severa".

O país xiita já havia lançado centenas de mísseis e drones contra Israel, em resposta a um ataque israelense ao complexo da embaixada iraniana na Síria, que resultou na morte de vários oficiais militares iranianos​, e nas Colinas de Golã no final de julho.

Contudo, o atual conflito começou em outubro do ano passado com uma invasão do grupo terrorista Hamas a Israel, que deixou centenas de civis mortos.

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, alertou sobre o risco de um conflito de grande escala e pediu moderação de todas as partes envolvidas​. 

A escalada tem exacerbado a crise humanitária, especialmente na Faixa de Gaza, onde milhares de civis palestinos já foram mortos desde o início dos confrontos intensificados em outubro de 2023​.

Outros países na região, como Líbano, Síria, Iraque e Iêmen, também têm sido envolvidos direta ou indiretamente, aumentando a instabilidade regional​.