Scania leva capacidade e autonomia de caminhões a gás ao próximo nível

Novos modelos do X-gas consolidam liderança da fabricante em combustíveis alternativos para pesados

|
13deAgostode2024ás09:19

A Scania elevou a motorização a gás de veículos pesados com foco no agro ao próximo nível em termos de capacidade e autonomia, o que consolida a marca como líder em soluções para descarbonização no segmento.

Recém-lançadas, as novas versões do Scania X-gas são os primeiros caminhões com este tipo de tração capazes de operar rodotrem e percorrer até 650 km por cilindros abastecidos de GNV (Gás Natural Veicular) ou biometano.

Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania, explica que o salto é possível graças à expertise da fabricante no segmento, já que desenvolve motores a gás desde 2018.

“Agora, nós podemos ter caminhões a gás aptos a puxar rodotrem e composições de nove eixos de até 74 toneladas. O Scania X-gas é um orgulho para a engenharia brasileira e um projeto que pretende mudar o perfil do transporte mais sustentável no país”, conta.


O Scania X-gas apresenta novas versões com potências de 420 e 460 cavalos, que garantem maior torque, maior velocidade média e ainda mais economia de combustível. No caso do 420 cv são 2.100 Nm, enquanto para o 460 cv são 2.300 Nm.