Ferrovia do Centro-Oeste: obras avançam em GO e já têm data para chegar no MT

Transporte sobre trilhos pode reduzir o custo do frete em cerca de 25%

|
Ferrovia do Centro-Oeste: obras avançam em GO e já têm data para chegar no MT
16deAgostode2024ás16:01

As obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) devem chegar ao estado de Mato Grosso em 2025. É o que  afirma o gerente-geral de Implantação da FICO, Luciano Almada.

Ele deu a previsão durante apresentação do andamento das obras para produtores do Mato Grosso, que visitaram o local ao lado da Comissão de Logística da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

A ferrovia terá cerca de 360 km, a um custo de cerca de R$ 27 milhões por km, segundo Almada, dividida em 11 frentes de trabalho. Dessas, 6 são localizadas em Goiás e estão todas em andamento, incluindo a ponte sobre o Rio Araguaia. A obra terá cerca de 1,7 km e é a maior do percurso, que terá um total de 20 pontes.

“Esse ano é um ano de preparação, a gente está em fase de contratação das empresas. A Vale faz obras com parceiros, empresas que são especializadas em construção e estamos em fase de contratação para no ano que vem, de fato, a gente iniciar. A intenção é que ano que vem, além da ponte, tenhamos obras em terra rodando também em MT até chegar em Água Boa”, destaca.

Trabalhadores

Almada lembrou também que, com a chegada das obras em MT, o número de trabalhadores passará de 6 mil para 8 mil pessoas. Atualmente, a empresa foca seus esforços para construção da base da ferrovia (infraestrutura), para que uma máquina faça a instalação da superestrutura (dormentes, trilhos, etc).