Atraso de navios para exportar café cresce em julho e gera apreensão e prejuízos
Cecafe aponta que o Brasil deixou de exportar 1,262 milhão de sacas de café (3.823 contêineres) devido a atrasos
|O atraso de navios para exportar café cresceu em julho no Brasil e exportadores seguem enfrentando desafios logísticos e acumulam prejuízos.
No mês passado, 60% dos navios, ou 167 de um total de 277 embarcações, tiveram alteração de escalas ou atraso para exportar café nos principais portos do Brasil.
O maior prazo de espera foi registrado no Porto de Santos (SP): 55 dias entre a abertura do primeiro e do último deadline. Os dados foram divulgados pelo Boletim Detention Zero (DTZ), elaborado pela startup ElloX em parceria com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
Segundo o documento, o terminal santista, principal escoador dos cafés brasileiros ao exterior, com representatividade de 68,7% no acumulado do ano até o fim de julho, registrou o maior índice de atrasos de porta-contêineres, de 77%, envolvendo 105 do total de 136 embarcações.