São Paulo arde em chamas e governo declara alerta máximo em 34 cidades

Incêndios mataram duas pessoas, bloquearam estradas, destruíram canaviais e afetam qualidade do ar para milhões de moradores por todo o Estado

|
São Paulo arde em chamas e governo declara alerta máximo em 34 cidades
24deAgostode2024ás11:35

Os incêndios sem precedentes que estão assolando o interior do Estado de São Paulo levaram o governo local a criar um gabinete de crise para gerenciar ações de monitoramento e de controle da situação.

Ao menos duas pessoas morreram, centenas de hectares de canaviais foram queimados e milhões de moradores sofrem com a qualidade do ar em regiões como Ribeirão Preto, Piracicaba, Sertãozinho e, em menor intensidade, por todo o estado.

Na manhã de hoje (dia 24), o governador Tarcísio de Freitas sobrevoou algumas das regiões mais atingidas.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil, 34 cidades estão em alerta máximo e 24 têm focos ativos de incêndio. O fenômeno foi agravado com queimadas em outras áreas do país como Pantanal e Amazônia e correntes de vento.

“São localidades que estão com baixa umidade do ar e risco elevado com a onda de calor que atingiu todo o estado”, informou, em nota, o governo do estado.

Mais de 7,3 mil entre profissionais e voluntários estão mobilizados no combate às chamas e na orientação da população.

O gabinete de pronta resposta, instalado ontem (23), permanece ativo no âmbito da Operação SP Sem Fogo, que integra especialistas da Defesa Civil do Estado e das secretarias da Segurança Pública (SSP), Agricultura e Abastecimento, e Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).