Brasil já tem 9 estados e DF em situação de emergência por incêndios

Mato Grosso, Acre e Goiás publicaram medida hoje diante do aumento dos registros de focos de calor e incêndios florestais

Brasil já tem 9 estados e DF em situação de emergência por incêndios
30deAgostode2024ás15:02

O Brasil tem nove estados em situação de emergência em razão de incêndios florestais que assolam o país. São eles: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Mato Grosso, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.

Mato Grosso, Acre e Goiás foram os últimos locais onde foi decretado estado de emergência.

No Mato Grosso, o Decreto nº 989/24, publicado em edição extra hoje (dia 30), tem duração de 180 dias e considera o aumento significativo dos registros de focos de calor e incêndios florestais em Mato Grosso, especialmente no Pantanal.

Com o Decreto, as autoridades competentes, coordenadas pelo Governo do Estado, ficam autorizadas a adotar todas as medidas necessárias à prevenção e ao combate aos incêndios florestais, como a compra de bens e materiais, com dispensa de licitação.

Desde o início do período proibitivo de uso do fogo, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu mais de 70 incêndios florestais no Estado, e segue combatendo outros 27 incêndios, conforme a última atualização divulgada no boletim informativo do CBMMT na noite dessa quinta-feira (29.08).

Atuam 169 homens em campo, com cinco aviões, um helicóptero, 55 viaturas, entre caminhões-pipa e caminhonetes, 11 máquinas e quatro barcos.

Em Goiás, o governador Ronaldo Caiado União Brasil) decretou, hoje, situação de emergência em 20 municípios goianos afetados por “incêndios em áreas não protegidas, com reflexos na qualidade do ar. “Não vamos deixar que Goiás, amanhã, sofra o que outros estados estão sofrendo”, destacou o governador na oportunidade.

O decreto tem validade de 180 dias e abrange 20 cidades mais afetadas pelas consequências dos incêndios florestais, com queda na qualidade do ar. São elas: Anápolis, Caldas Novas, Ceres, Goianésia, Goiânia, Inhumas, Iporá, Itaberaí, Itumbiara, Jaraguá, Luziânia, Morrinhos, Palmeiras de Goiás, Pires do Rio, Quirinópolis, Rialma, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Silvânia e Trindade.

Entre outros pontos, a iniciativa autoriza dispensa de licitação; entrada em casas para prestar socorro; e contratação de pessoal para minimizar o impacto das queimadas.