Qual é a cidade mais quente do Brasil?
No Sul, municípios escurecem durante a manhã com fumaça e têm granizo
|Calor extremo, seca histórico, incêndios e fumaça têm sido as marcas do Brasil nos últimos dias e vão durar ainda essa semana. A nova onda de calor não vai cessar e em algumas cidades as temperaturas tem passado e vão ultrapassar os 40°C.
A capital do Mato Grosso, Cuiabá, tem batido recorde atrás de recorde de altas temperaturas e já é considerada a cidade mais quente do Brasil.
Por dois dias consecutivos, a cidade mato-grossense bateu um novo recorde de calor. No domingo (dia 8), registrou 42,8°C e foi novamente a mais quente do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No sábado (dia 7), a cidade registrou 42,6°C e já tinha "faturado" o título de dia mais quente do ano até então.
Segundo as previsões, Cuiabá seguirá com a sequência de dias acima de 40ºC e na segunda metade da semana pode ter marcas de 43ºC a 45ºC.
Dentre as dez cidades mais quentes do Brasil, três são do Mato Grosso, seis do Mato Grosso do Sul e uma do Tocantins.
Veja a lista das cidades mais quentes:
- Cuiabá (MT) 42.8°C
- Aquidauana (MS) 41. 6°C
- Porto Murtinho (MS) 41.5 °C
- Nhumirim (MS) 41.4 °C
- Corumbá (MS) 41.0 °C
- Diamantino (MT) 41.0 °C
- Coxim (MS) 40.9 °C
- Rosário Oeste (MT) 40.9°C
- Miranda(MS) 40.7 °C
- Porto Nacional (TO) 40.6 °C
Alerta vermelho
Hoje (dia 9), o Inmet emitiu um alerta vermelho, de grande perigo, para baixa umidade em áreas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiàs, Tocantis, Bahia, Piauí e Maranhão.