Incêndios: fumaça força pouso de avião do governador no PA e causa nuvem gigante e caos em Goiás

Além disso, nova prisão ocorreu em MT e SP aplica mais de R$ 25 milhões em multas

|
Incêndios: fumaça força pouso de avião do governador no PA e causa nuvem gigante e caos em Goiás
19deSetembrode2024ás10:10

Os incêndios descontrolados que atingem o Brasil têm provocado medo e impactado diversas regiões do Brasil. A fumaça provocada pelo fogo, que já invadiu Brasília, causou o caos no Pará e Goiás ontem (dia 18)

Na noite de quarta-feira (dia 18), o avião que transportava o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), precisou realizar um pouso não programado devido à densa fumaça que encobre o estado, resultado do aumento das queimadas.

O político estava em direção ao município de São Caetano de Odivelas, onde participaria da inauguração da nova orla da cidade, mas, devido à baixa visibilidade, fez uma parada emergencial em Santa Maria do Pará.

Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, Barbalho pediu desculpas à população de São Caetano de Odivelas pela interrupção em sua agenda. “Tivemos que fazer um pouso não programado na cidade de Santa Maria do Pará”, afirmou o governador, que prometeu remarcar a visita para o dia 30 de setembro.

O incidente ocorre um dia após o governo do Pará decretar situação de emergência em resposta ao aumento alarmante das queimadas. Segundo dados oficiais, o estado registrou 1.149 focos de incêndio em parques e áreas de proteção ambiental nos últimos dias. No acumulado de 2024, o número total de focos de incêndio chega a 33.428, um aumento de 200% em relação ao mesmo período do ano anterior.