Operação desmantela quadrilha de contrabandistas de grãos da Argentina
Empresas de fachada receberam mais de 100 mil toneladas de soja ilegalmente
|Mais de 80 agentes desmantelaram, na madrugada de hoje, um megaesquema de contrabando de grãos vindos da Argentina.
A Operação Tebas, como foi batizada, cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em Tiradentes do Sul e Crissiumal, no RS, e em Curitiba (PR).
A Justiça também bloqueou contas bancárias vinculadas às pessoas físicas e jurídicas no total de R$ 80,8 milhões, com sequestro e arresto de dezenas de automóveis e imóveis e da indisponibilidade de criptoativos.
O objetivo era desarticular uma organização criminosa responsável pelo esquema de contrabando de grãos, especialmente soja, trazidos da Argentina para o Brasil através de portos clandestinos localizados às margens do Rio Uruguai.
A operação visa também compreender o procedimento utilizado para escoamento da soja no lado brasileiro, a partir do Rio Grande do Sul.
A ação mobiliza 14 auditores-fiscais e três técnicos tributários da Receita Estadual, um policial militar e 54 policiais federais, 14 deles delegados.
De acordo com o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, a Operação Tebas realizada com a Polícia Federal reafirma a importância da atuação interinstitucional no combate aos ilícitos tributários, em especial no segmento do agronegócio gaúcho.