Outubro Rosa: saiba como a soja auxilia no tratamento de pacientes oncológicos
Com a chegada de outubro, inicia-se um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama
|Com a chegada de outubro, inicia-se a campanha Outubro Rosa, um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama, uma das doenças que mais afetam as mulheres no Brasil e no mundo.
Neste contexto, a agropecuária tem se mostrado uma grande aliada no tratamento de pacientes oncológicos.
No Mato Grosso, por exemplo, a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT) estabeleceu uma parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer (Refecs) para oferecer um suplemento de soja aos pacientes em tratamento.
A soja e os pacientes com câncer
Um exemplo desse impacto positivo é Viviane da Rosa Santos, de 40 anos, monitora de ônibus da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Sinop.
Sua voz doce e sorriso escondem uma luta intensa contra o câncer de mama, diagnosticado em julho de 2022. “Graças ao suplemento de soja, consegui realizar o meu tratamento dentro do prazo de seis meses”, conta Viviane
Casada e mãe de três filhos, Viviane descobriu o nódulo na mama após uma semana de trabalho intenso. Inicialmente, pensou que fosse uma íngua que logo melhoraria, mas ao buscar atendimento médico, recebeu a confirmação do diagnóstico oncológico.
O tratamento começou com quimioterapia, que envolveu oito sessões a cada 21 dias. “Esse foi um período muito difícil. Após as sessões, os efeitos colaterais se prolongavam por mais de uma semana, incluindo falta de apetite e intensa exaustão”, relata.
Durante uma visita à Refecs em Sinop, Viviane conheceu a bebida de soja, entregue pela Aprosoja-MT através do projeto de responsabilidade social Agrosolidário.
“As meninas da Rede pediram para que eu fizesse o teste, mas eu tinha medo de não conseguir. Questionei se aquele pozinho seria suficiente, mas elas insistiram. Comecei a tomar e fui melhorando”, recorda.