Furacão Milton fará voar preço da laranja, que já vinha nas alturas
Fenômeno já causou mortes e terá um efeito cascata sobre a economia dos Estados Unidos
|Autoridades da Flórida anunciaram nesta quinta-feira (dia 10) que o furacão Milton causou a morte de quatro pessoas no condado de Saint Lucie, na costa leste, região fortemente impactada por tornados antes da chegada do furacão.
Além das vítimas fatais, o fenômeno também deverá afetar severamente a economia, especialmente o setor agrícola, aumentando o preço da laranja nos Estados Unidos.
A Flórida, um dos maiores produtores de laranja e suco de laranja do país, viu seus pomares devastados pelos ventos de até 195 km/h.
Segundo especialistas, os danos aos laranjais podem causar uma elevação significativa nos preços da fruta nos próximos meses, agravando a situação dos consumidores e da indústria cítrica.
Os pomares, em plena época de produção, sofreram com a força dos ventos que arrancaram laranjas dos galhos e danificaram árvores, comprometendo a produção por anos.
“Isso pode fazer com que o preço do suco de laranja, uma commodity global, suba ainda mais”, afirmou Jon Davis, meteorologista-chefe da Everstream Analytics.