Secretário do Mapa visa abrir 300 novos mercados e mira nichos: “caçar oportunidades para outras cadeias”

Recém no cargo, Luís Rua coloca Japão, Coreia do Sul e Turquia como mercados-alvo para a carne bovina brasileira

|
Secretário do Mapa visa abrir 300 novos mercados e mira nichos: “caçar oportunidades para outras cadeias”
11deOutubrode2024ás11:57

O novo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luis Rua, que substitui Roberto Perosa, assume o cargo com grandes metas para o agro brasileiro. 

Rua, ex-diretor de Mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), almeja abrir 300 novos mercados até o final do ano - o Brasil já conquistou 253 mercados em 60 países desde janeiro.

Rua destacou a importância de dar continuidade à diversificação de produtos e mencionou a expansão do número de adidos agrícolas como um exemplo dessa estratégia. 

“Estamos, neste momento, avaliando pessoas para novos postos de adidos no exterior. A expectativa é abrir ainda mais posições no ano que vem, aumentando a presença do Brasil com adidâncias agrícolas. Queremos manter o diálogo, que é a linha do ministro, e é a linha deste governo”, explicou.

Ele afirmou que a diversificação tem trazido resultados significativos. “Não é à toa que, desde o início do governo do presidente Lula, já abrimos 253 mercados em 60 países. Vou trabalhar bastante, em conjunto com as áreas técnicas, para que possamos chegar aos 300 mercados abertos”.