Governo descarta horário de verão em 2024 e garante segurança energética

Volta dessa política para o verão de 2025/2026 será avaliada

|
Governo descarta horário de verão em 2024 e garante segurança energética
16deOutubrode2024ás16:43

O governo federal decidiu não implementar o horário de verão em 2024, apesar da recomendação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da grave seca que o país enfrenta. A informação foi divulgada hoje (16) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após uma reunião com representantes do ONS.

“Chegamos à conclusão de que não há necessidade de instituir o horário de verão para este período, para este verão”, afirmou Silveira durante uma coletiva de imprensa na sede do ministério, em Brasília. 

O ministro garantiu que “a segurança energética está assegurada” e que, embora o restabelecimento das condições hídricas ainda seja modesto, é possível avaliar a volta dessa política para o verão de 2025/2026.

Silveira destacou que o horário de verão deve ser uma consideração constante, ressaltando que a medida não deve ser vista apenas sob uma perspectiva dogmática ou política, uma vez que seus efeitos impactam tanto o setor elétrico quanto a economia. 

“É importante que esta política esteja sempre na mesa”, disse ele, ressaltando que vários países adotam essa medida, com diferentes ênfases energéticas e econômicas.

horarioveraovolta

Ele citou como exemplo a França, onde o horário de verão é implementado mais por motivos econômicos do que por questões de segurança energética.