Risco de temporal aumenta em São Paulo e ciclone começa a se formar no Sul
Estados do Centro-Oeste seguem com chuvas isoladas nesta quarta
|O risco de temporais aumenta nesta quarta-feira (23) nas regiões centro-sul e leste de São Paulo. A passagem de uma frente fria afastada em alto mar vai intensificar a umidade sobre o continente, combinando com o calor e a circulação atmosférica, o que favorece a ocorrência de chuvas fortes, especialmente nessas áreas.
A Grande São Paulo está em alerta para temporais, segundo o Climatempo. Apesar de o dia não ser completamente nublado, com o sol aparecendo em alguns momentos, as primeiras pancadas de chuva podem ocorrer ainda pela manhã, com chances de chuvas intermitentes ao longo do dia.
Nos próximos dias, a capital paulista e várias cidades do interior seguem com previsão de chuva, incluindo a possibilidade de temporais mais localizados.
Na quinta-feira (24), um ciclone extratropical começa a se formar entre o Uruguai e a costa do Rio Grande do Sul, originando uma nova frente fria.
Embora o sistema se desenvolva longe de São Paulo, a formação do ciclone vai gerar um gradiente de pressão que acelera os ventos de noroeste na Grande São Paulo.
Rajadas de vento de 40 a 60 km/h são esperadas, trazendo sensação de abafamento e aumentando as chances de pancadas de chuva à tarde e à noite. Há risco de temporais com ventos mais fortes, que podem atingir de 70 a 90 km/h, além de um alto risco de alagamentos e queda de árvores, afetando o fornecimento de energia.