Chuvas melhoram humor de produtores no Sul e Centro-Oeste

Em MS, por exemplo, plantio da soja já ocupa maior área das últimas cinco safras

|
Chuvas melhoram humor de produtores no Sul e Centro-Oeste
25deOutubrode2024ás11:43

Após uma seca histórica que impactou significativamente a colheita, o mês de outubro trouxe um alívio para os produtores brasileiros, especialmente nas regiões Sul e Centro-Oeste. As chuvas melhoraram os rendimentos e proporcionaram um respiro na lavoura.

Nas primeiras semanas de outubro, o retorno do período chuvoso nas principais áreas produtoras do país permitiu o início da semeadura dos cultivos de primeira safra em vários estados. 

As precipitações se intensificaram e foram melhor distribuídas na terceira semana do mês, reduzindo o déficit hídrico no solo em áreas do Norte, Centro-Oeste e Sudeste. 

No entanto, na região do Matopiba, que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a restrição hídrica ainda é notável para a semeadura nas áreas não irrigadas.

Essas informações foram divulgadas no Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), publicado nesta quinta-feira (24) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

Apesar do atraso na semeadura da soja, o índice de vegetação da safra atual está em ascensão no Norte de Mato Grosso e no Oeste do Paraná, devido às condições climáticas favoráveis.

No Sul de Goiás e no Sudoeste de Mato Grosso do Sul, o atraso no início do período chuvoso e a irregularidade das chuvas na última semana limitaram o crescimento das lavouras de soja. Enquanto isso, no Sul, as chuvas foram regulares, mas intensas, causando danos em algumas lavouras de trigo.