Maior que a China: Brasil negocia com Índia para estimular setor de biocombustível
Um dos principais tópicos discutidos foi a Aliança Global pelos Biocombustíveis
|O setor de biocombustíveis foi o foco do encontro entre o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e o ministro do Comércio da Índia, Shri Jitin Prasada, na última sexta-feira (25), em São Paulo. O evento ocorreu em paralelo ao B20, grupo de negócios do G20.
Um dos principais tópicos discutidos foi a Aliança Global pelos Biocombustíveis, que é liderada por Brasil, Estados Unidos e Índia. Os ministros ressaltaram o potencial dessa colaboração para promover o desenvolvimento sustentável e a transição energética.
Essa aliança reúne 19 países e 12 organizações internacionais, com o objetivo de fomentar a produção e o uso sustentável de biocombustíveis, e está aberta a novas adesões.
De acordo com a Agência Internacional de Energia, a produção global de biocombustíveis sustentáveis precisa triplicar até 2030 para que o mundo alcance emissões líquidas zero até 2050.
O aumento do uso de biocombustíveis na aviação e na navegação deverá expandir ainda mais o consumo e a demanda por fornecedores.