Senado avança com proposta para modernizar Seguro Rural: "um novo marco para o setor", diz CNA
Confederação considera o PL 2.951/2024 um ponto de partida para consolidar a gestão de riscos no agro do Brasil
Na última segunda-feira (2), Guilherme Campos, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, revelou em entrevista exclusiva ao Agrofy News que o próximo Plano Safra incluirá um novo modelo de seguro rural.
O tema, sensível e importante aos produtores, ganhou destaque nesta terça-feira (3) em audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura do Senado Federal. A reunião foi liderada pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), autora do Projeto de Lei (PL) 2.951/2024, com relatoria do senador Jayme Campos (União-MT).
Um novo marco para o agro
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) considera o PL 2.951/2024 um ponto de partida para consolidar a gestão de riscos no agronegócio brasileiro.
Segundo Guilherme Rios, assessor técnico da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, o projeto pode estabelecer um novo marco regulatório para o seguro rural, promovendo maior previsibilidade e eficiência ao setor.
O texto propõe mudanças no Fundo Catástrofe, incluindo aportes diversificados pela União, administração robusta e maior participação dos cotistas. A ideia é oferecer mais segurança ao mercado segurador diante de eventos climáticos extremos.
Além disso, o projeto prevê ajustes voltados ao produtor rural, aos produtos disponíveis e à governança. “A proposta não resolve todos os problemas, mas é o início de um trabalho para expandir a oferta de seguros em novas regiões e culturas específicas”, destacou Rios.