Reciprocidade ambiental, Marco Temporal e Safristas são prioridades da FPA para 2025

Propostas foram apresentadas a Davi Alcolumbre, candidato à presidência do Senado Federal

|
Reciprocidade ambiental, Marco Temporal e Safristas são prioridades da FPA para 2025
10deDezembrode2024ás18:45

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) recebeu, nesta terça-feira (10), o senador Davi Alcolumbre (União-AP), candidato à presidência do Senado Federal. Durante o encontro, a bancada apresentou as principais pautas para 2025.

Entre as demandas destacadas estão o projeto de lei dos Safristas (PL 715/2023), a Reciprocidade Ambiental (PL 2088/2023), o Marco Temporal (PEC 48), o Programa de Apoio à Tecnologia no Agronegócio Nacional (Paten PL 327/2021), dentre outros.

Todas as propostas são vistas como estratégicas para o fortalecimento do setor agropecuário no país. O presidente da FPA, Pedro Lupion (PP-PR), destacou a importância de se firmar compromissos para garantir o avanço das pautas prioritárias no Congresso.

"Estamos aqui para firmar compromissos. Temos preocupações em temas que tramitam no Senado, como o licenciamento ambiental, a reforma tributária, a reciprocidade ambiental, as leis dos incêndios e também a participação efetiva na COP 30. Pautas que nós apresentamos e elencamos como prioridades para o setor", falou o deputado Pedro Lupion, com a chegada do senador Davi Alcolumbre.

Além dessas, Lupion também citou as questões indígenas, as invasões de terra, a regularização fundiária e aspectos da política agrícola. 

A senadora Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura, reforçou a importância de fortalecer a atuação da bancada no Senado.

"A FPA do Senado sempre teve menos peso, menos senadores do que na Câmara. Agora temos uma frente robusta com 50 assinaturas, mas precisamos transformá-la no colegiado que é na Câmara dos Deputados. Vamos fortalecer a FPA do Senado para que tenhamos mais senadores pelas pautas do agro. A boa relação entre a Câmara e o Senado é fundamental, essa interlocução é essencial", afirmou a senadora.