Apenas 0,67% dos alimentos apresenta risco à saúde por agrotóxicos, divulga Anvisa

Abacaxi, laranja, pimentão, alface e uva tiveram amostras com potencial perigo

Apenas 0,67% dos alimentos apresenta risco à saúde por agrotóxicos, divulga Anvisa
12deDezembrode2024ás17:33

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, ontem (dia 11), que apenas 0,67% dos alimentos vegetais apresentaram algum tipo de risco à saúde por resíduos de agrotóxicos em 2023.

A informação consta no relatório do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), um dos principais indicadores da qualidade dos alimentos adquiridos no mercado varejista e consumidos pela população.

De acordo com a Anvisa, foram analisadas 3.294 amostras de alimentos, coletadas em 76 municípios, que buscaram por resíduos de 338 diferentes agrotóxicos, incluindo produtos nunca autorizados ou substâncias já banidas no Brasil.

O relatório aponta dois tipos de risco, o agudo (potencial dano à saúde por uma refeição) e o crônico (consumo repetido por longos períodos).

No caso do risco crônico, a pesquisa não encontrou nenhuma situação com potencial prejuízo à saúde. Em relação ao risco agudo, apenas 0,67%  das amostras podem ter algum potencial de risco à saúde.

No documento, a Anvisa diz que “diante do exposto, pode-se inferir que, dentro das condições assumidas para a avaliação do risco, foi baixa a ocorrência de situações de exposição dietética a resíduos de agrotóxicos verificadas em concentrações que pudessem levar a efeitos adversos à saúde, do ponto de vista agudo”.