Primavera se despede com risco de temporais em todas as regiões do Brasil
Combinação de ar quente e úmido e a circulação de ventos intensificam a formação de nuvens carregadas
|A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para a chegada de uma nova frente fria que trará chuvas generalizadas nesta sexta-feira e sábado. (Foto - Paulo Pinto/Ag. Brasil)
A estação das flores chega ao fim nesta sexta-feira, 20 de dezembro, marcando a transição para o verão. A nova estação terá início às 6h21 deste sábado (21) e seguirá até as 6h02 do dia 20 de março de 2025.
Segundo a Climatempo, o fim da primavera é marcado por condições climáticas instáveis, com alerta para temporais em diversas áreas do Brasil.
A combinação de ar quente e úmido, espalhado por todo o território nacional, e a circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera intensificam a formação de nuvens carregadas.
Sul: baixa pressão e frente fria
No Sul, a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai, aliada ao avanço de uma nova frente fria, eleva o potencial para temporais. O alerta especial é para o Paraná, onde chuvas volumosas devem atingir todas as regiões do estado, de acordo com a Climatempo.
Em Santa Catarina, o Vale do Itajaí será o mais afetado, enquanto o Planalto, a Serra e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul terão pancadas moderadas a fortes. Na Grande Porto Alegre, há risco de chuva forte pontual.