Chuva intensa avança do Sudeste até a Amazônia e causa alertas em várias regiões

Em SP, Defesa Civil montou gabinete de crise presencial diante das fortes chuvas

|
Equipes estão mobilizadas no Palácio dos Bandeirantes, em SP, para garantir pronta resposta à população em caso de emergência. (Foto: Divulgação/Governo de SP)

Equipes estão mobilizadas no Palácio dos Bandeirantes, em SP, para garantir pronta resposta à população em caso de emergência. (Foto: Divulgação/Governo de SP)

27deDezembrode2024ás07:46

As chuvas seguem intensas e persistentes em várias partes do Brasil nesta sexta-feira (27), com destaque para o impacto da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno climático provoca dias consecutivos de céu nublado e volumes expressivos de chuva, gerando riscos significativos à população.

A ZCAS afeta áreas desde o sudoeste da Amazônia, atravessando o Centro-Oeste e o Sudeste, até o Oceano Atlântico.

A previsão indica que o sistema continuará ativo pelo menos até a próxima segunda-feira (30), exigindo atenção redobrada, especialmente no Sudeste, onde os impactos podem ser mais severos nos próximos dias.

Inmet emite alertas para chuva e ventos intensos

O Inmet divulgou dois alertas meteorológicos para diversas regiões do país.

O primeiro é um alerta laranja (Perigo) para previsão de chuvas intensas com volumes de até 100 mm em 24 horas e ventos de até 100 km/h.

O alerta vale para áreas do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás (incluindo todo o estado) e o Distrito Federal.

alertainmet