Previsão do clima para janeiro já mostra padrão de La Niña nas principais regiões agrícolas do País

Na prática, Centro-Oeste e Matopiba devem ter chuvas acima da média e Sul, menos

|
Previsão do clima para janeiro já mostra padrão de La Niña nas principais regiões agrícolas do País
02deJaneirode2025ás10:23

Janeiro deverá ter condições climáticas já influenciadas pela possível instalação da La Niña nas principais regiões agrícolas do Brasil, como Centro-Oeste, Sul, Sudeste e MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

O fenômeno La Niña tende a influenciar os padrões climáticos, resultando em chuvas abaixo da média no Sul do Brasil e acima da média em partes do Centro-Oeste e Sudeste.

O primeiro mês de 2025 aponta para tendência de temperaturas próximas ou acima da média histórica no Centro-Oeste, especialmente no Mato Grosso do Sul, onde os desvios positivos serão mais acentuados.

Espera-se que a região registre volumes de chuva acima da média, com exceção de algumas áreas do Mato Grosso do Sul, que podem apresentar precipitações abaixo do normal. Essa distribuição irregular de chuvas pode afetar o manejo das lavouras e a disponibilidade hídrica para as culturas.

No Sul do país, as temperaturas devem ficar acima da média, com maior frequência de dias quentes na segunda metade de janeiro. O oeste e o noroeste do Rio Grande do Sul podem registrar calor mais intenso.