Sete novos helicópteros reforçam combate do Ibama contra o desmatamento e crimes na Amazônia
Com contrato de R$ 130 milhões anuais, órgão garantirá 5.040 horas de voo por ano
|Novas aeronaves já estarão em operação nos estados do Maranhão, Pará, Rondônia e Roraima. (Fotos: Fernando Donasci/MMA)
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acaba de reforçar sua frota aérea com a entrega de sete helicópteros AW119 Koala, adquiridos para intensificar as ações de combate ao desmatamento ilegal, garimpo e incêndios florestais na Amazônia.
Com um contrato de arrendamento de R$ 130 milhões anuais, o Ibama contará com 5.040 horas de voo por ano, o que, segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, ampliará a capacidade operacional também em ações de enfrentamento a desastres climáticos, como enchentes.
A renovação da frota vai resultar em um aumento de 75% na capacidade de transporte de agentes e brigadistas e um crescimento de 40% nas horas de voo.
Um dos principais benefícios será o incremento de 133% na capacidade de lançamento de água, o que fortalecerá o combate aos incêndios. Além disso, a nova frota, com configuração para operações verticais, permitirá acesso a locais de difícil chegada, enquanto a padronização facilitará a manutenção e treinamento das equipes.