Chuvas avançam pelo MT e Matopiba; RS enfrenta caos e calor intenso persiste no Sudeste
Precipitações devem se intensificar em áreas estratégicas para o agro, atrapalhando a safra
|No RS, inundações cobriram lavouras de arroz e soja, afetando milhares de hectares. (Foto - Vanessa Peres)
Os extremos climáticos continuam a marcar presença em diversas regiões do Brasil nesta terça-feira (21).
Segundo o alerta agroclimático da Rural Clima, as precipitações devem se intensificar em áreas estratégicas para o agronegócio, enquanto o calor segue dominante em boa parte do país.
Estados como Rondônia, Mato Grosso, Pará e a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) devem enfrentar chuvas persistentes ao longo da semana.
Na faixa central do país, os fenômenos serão registrados de forma esparsa, com pancadas isoladas, mas ainda significativas para o solo agrícola.
No Sul, o cenário apresenta irregularidades, com chuvas localizadas no Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (24), a chegada de uma nova frente fria promete trazer precipitações mais abrangentes ao estado.
Para as próximas semanas, a expectativa é de melhora gradual no regime de chuvas na região sulista, especialmente em fevereiro.
O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos alerta para os impactos no Mato Grosso, onde o excesso de chuvas deve continuar, comprometendo a colheita da soja e o plantio do milho safrinha.