Primeira onda de frio já tem data para chegar e vai baixar as temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Inmet alerta para chuvas fortes e ventos de 100 km/h em vários estados nesta quarta-feira
|
A passagem de duas frentes frias entre o fim de março e o início de abril deve marcar o primeiro pico de frio do ano no Brasil.
A movimentação na atmosfera começa entre esta sexta-feira (28) e a próxima segunda (31), com influência direta sobre as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste.
A primeira frente fria se forma nesta sexta (28), na altura do litoral de Santa Catarina. Segundo o Climatempo, o sistema, mais fraco e de curta duração, aumenta a umidade e muda ligeiramente os ventos na Região Sul antes de se deslocar rapidamente para o oceano.
Já na segunda-feira (31), uma frente fria mais intensa se organiza entre a Argentina e o Uruguai, reforçando o ingresso de umidade e ar frio no país.
Com isso, a primeira semana de abril começa com temperaturas em queda em várias áreas do Sul, Centro-Oeste e Sudeste.
O declínio térmico será mais expressivo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, no sul e oeste de Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso. Mínimas e máximas devem cair, marcando a chegada do outono de forma mais evidente.
Com a entrada do ar polar e o avanço da frente fria, os ventos mudam também no Sudeste. No entanto, a queda nas temperaturas na região deve ser sentida apenas a partir do primeiro fim de semana de abril, entre sábado (5) e domingo (6).
Embora os modelos não apontem um frio extremo até o momento, a mudança no padrão climático será significativa em relação ao calor que predominou no início do ano.