Outono 2025: o que esperar do clima no Brasil e como ele impactará a agricultura?
Estação marca a transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco
|
O outono no Hemisfério Sul começou nesta quinta-feira (20), às 6h01, e se estende até 20 de junho, às 23h42 (horário de Brasília).
A estação marca a transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, impactando diferentes regiões do Brasil.
Durante esse período, as chuvas diminuem significativamente no interior do país, especialmente no semiárido nordestino. No entanto, o norte das Regiões Norte e Nordeste ainda registra volumes expressivos de precipitação, influenciados pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Além disso, massas de ar frio vindas do sul do continente começam a avançar, derrubando as temperaturas principalmente na Região Sul e em parte do Sudeste.
A estação também é marcada pelo aumento de fenômenos meteorológicos típicos, como nevoeiros no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, geadas no Sul, Sudeste e Mato Grosso do Sul, além de neve nas áreas serranas da Região Sul e episódios de friagem no sul da Região Norte e nos estados do Centro-Oeste.
Previsão climática para abril, maio e junho de 2025
Região Norte
A previsão indica chuvas acima da média no centro-norte da região. Já no sul da Região Norte, a tendência é de precipitações próximas ou abaixo da média.