USDA empurra cotações para cima com surpresas sobre trigo, soja e milho

Números surpreenderam ao indicar áreas menores para trigo e soja, além de queda nos estoques de milho

|
USDA empurra cotações para cima com surpresas sobre trigo, soja e milho
31deMarçode2025ás15:23

O mercado de grãos em Chicago apresentou forte reação após a divulgação dos relatórios de intenção de plantio e de estoques trimestrais pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Os números surpreenderam ao indicar áreas menores para trigo e soja, além de queda nos estoques de milho, elementos que influenciaram a movimentação dos preços no meio-pregão desta segunda-feira.

Trigo

No segmento de trigo, as cotações reverteram de uma queda moderada para alta significativa, motivadas pela perspectiva de área plantada abaixo do esperado nos Estados Unidos.

Segundo o USDA, o plantio do cereal em 2025 deve alcançar cerca de 18,4 milhões de hectares (antes 45,4 milhões de acres), queda de 2% em relação à temporada anterior. Se confirmada, essa será a segunda menor superfície semeada desde o início dos registros, em 1919.

Apesar de os estoques trimestrais de trigo terem superado as expectativas de mercado, ao atingirem aproximadamente 33,7 milhões de toneladas (equivalentes a 1,24 bilhão de bushels) em 1º de março de 2025, o dado não foi suficiente para manter o viés baixista observado nas últimas sessões.

Em razão da surpresa com a menor área, os contratos para entrega futura se valorizaram, interrompendo uma sequência de cinco quedas consecutivas.

No meio-pregão, o contrato maio de 2025 para trigo chegou a operar acima do fechamento anterior. Já a posição julho de 2025 também avançou, consolidando a tendência de alta e evidenciando a reação do mercado às projeções do USDA.