Acesso à internet no campo triplica em dez anos no Brasil

Conectividade e tecnologia são as principais ferramentas da comunicação e instrumentos para garantir a permanência dos jovens na área rural

|
Acesso à internet no campo triplica em dez anos no Brasil
01deAbrilde2025ás15:18

O acesso à internet, um dos pilares da comunicação contemporânea, mais que triplicou na área rural do Brasil em dez anos, passou de 22% dos domicílios conectados em 2015 para 74% no ano passado.

Os dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) informa também que em um passado não muito distante, em 2008, apenas 4% dos agricultores tinham acesso à internet em suas casas, aponta o levantamento.

A conectividade e a tecnologia são as principais ferramentas da comunicação nos dias atuais e estão entre os motivos para garantir a permanência das novas gerações no campo, junto com a rentabilidade do negócio, mesmo em propriedades menores, e a sucessão familiar baseada no vínculo e na gestão compartilhada entre pais e filhos.

O mais recente Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2017, mostra que tem diminuído a participação dos jovens no campo.

Segundo o Censo, a população mais jovem, com idade entre 25 anos e 35 anos, representava 9,5% dos moradores de áreas rurais em 2017, quatro pontos percentuais a menos que no Censo anterior, feito em 2006, de 13,5% de moradores jovens no campo.

“A agricultura brasileira precisa dos jovens no campo para manter a competitividade e continuar sendo um setor fundamental para a economia do país, responsável por uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB) e das exportações”, afirma o Country Director da Ascenza Brasil, Renato Francischelli.